A Associação Brasileira de Consciência Socioambiental (ABCSA), em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou mais uma edição da Capacitação em Tecnologias Google no município de Lagoa da Canoa. O curso, destinado aos jovens do 6º ao 9º ano matriculados na rede municipal de ensino, reuniu 11 participantes nos dias 2 e 3 de setembro.
A turma, formada por estudantes da Escola Municipal Governador Luiz Cavalcante, é uma das iniciativas do projeto Mais Ação, baseado no modelo de ensino do Google for Education e voltado para a inclusão digital e inovação no ensino. O objetivo foi preparar os jovens para o uso de ferramentas tecnológicas, ampliando suas habilidades digitais e seu conhecimento em recursos educacionais fornecidos pelo Google.
Durante a capacitação, os alunos participaram de uma imersão inovadora, com carga horária de 16 horas, e sob a orientação de professores especializados puderam aprender sobre os seguintes temas: introdução básica ao Google, uso eficaz de um computador, práticas com as ferramentas Google, habilidades fundamentais para navegação online com o chromebook e aplicação de tecnologias digitais no cotidiano.
Os chromebooks fornecidos pelo município permitiram que os estudantes aplicassem na prática o que aprenderam sobre as ferramentas do Google. Durante a capacitação, os alunos foram orientados sobre o uso do Google Docs, Google Slides, Google Forms, Google Sites, Gmail, Google Maps, Google Photos e Google Arts & Culture. A utilização dos Chromebooks ajudou a solidificar o entendimento do conteúdo, proporcionando uma vivência prática e imersiva. Essa experiência melhorou suas habilidades em produtividade, colaboração, comunicação e pesquisa, preparando-os para os desafios tecnológicos do mundo moderno.
Um dos temas de destaque abordados durante a capacitação foi a Inteligência Artificial, devido ao crescimento desordenado do uso dessa tecnologia nos últimos tempos. Os professores discutiram com cuidado os benefícios e os riscos da IA, destacando a importância de verificar cuidadosamente as informações geradas por essa tecnologia e conscientizando os alunos sobre seus impactos positivos e negativos. O objetivo foi ensinar os alunos a usar a IA de forma crítica e responsável.
Esta foi a 5ª turma formada no município, o que demonstra o sucesso da Capacitação entre a comunidade acadêmica da região.