Bicicletas, purificadores de água, garrafas reutilizáveis, microondas com alta eficiência energética e leites vegetais estão entre os itens mais procurados, revela pesquisa realizada com usuários do Mercado Livre
Cresce a procura de produtos com benefícios para o planeta, destinados a pessoas que buscam um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis. É o que revela a nova edição do estudo ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, com dados coletados de usuários do Mercado Livre do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, entre abril de 2022 e março 2023. Entre os brasileiros, o consumo dos itens de impacto positivo cresceu 40%, ficando acima da média da América Latina, cujo crescimento foi de 30%.
Só no Brasil, foram adquiridos 4,2 milhões de itens de impacto positivo, o que equivale a 55% do total destes itens vendidos em toda América Latina. O interesse dos consumidores brasileiros por estes produtos cresceu 29% em relação ao levantamento anterior — na América Latina, o crescimento foi de 27%.
Como consequência, empreendedores deste segmento obtêm lucros significativos. Na América Latina, houve um aumento de 8% no volume de marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, ultrapassando a barreira dos 57 mil na região. Desse total, 37% estão no Brasil, onde o crescimento foi de 15% em relação à pesquisa anterior.